Título: Silvinho diz que apetite de Dirceu irritou base
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Nacional, p. A5

Para MP, tensão entre os aliados teria levado à criação do mensalão

No terceiro depoimento em menos de 48 horas, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, o Silvinho, atribuiu ao apetite do ex-ministro José Dirceu por cargos a desagregação da base parlamentar do governo Lula. Em interrogatório que durou mais de nove horas e entrou pela madrugada de ontem, ele disse ao Ministério Público Federal que a gula de Dirceu provocou insatisfações nos aliados.

Com isso, eles passaram a votar no Congresso contra matérias de interesse do governo, estabelecendo-se, na visão do Ministério Público, uma relação de chantagem entre o Planalto e a base. Essa tensão teria levado o governo a cooptar apoio por meio do esquema conhecido como mensalão.

Antes de ir ao Ministério Público, Silvinho já apresentara explicações à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e à Polícia Federal. Tudo por causa da entrevista publicada pelo jornal O Globo na qual o ex-secretário-geral disse que o empresário Marcos Valério pretendia arrecadar de forma ilegal R$ 1 bilhão em favor do PT.

Aos procuradores, Silvinho afirmou que gerenciava o Sistema Geral de Indicações (SGI), com a missão de fazer triagem das indicações políticas para os cargos de confiança no governo. As nomeações, segundo ele, cabiam a instâncias superiores e, nessa partilha, prevaleceram a hegemonia do PT e a força de Dirceu.

O sistema coordenado por Silvinho, conforme nota divulgada pelo Ministério Público, produziu uma espécie de banco de dados com a relação dos indicados para cargos no governo por sete partidos: PL, PSB, PP, PPS, PTB, PC do B e PMDB.

As indicações, de acordo com Silvinho, eram encaminhadas à Casa Civil e, em alguns casos, a outros ministros com autonomia para influenciar nas nomeações. O ex-petista rebateu a acusação de que tenha favorecido empresas investigadas por suspeitas de negócios irregulares com os Correios.