Título: Estatal alega crise no setor aeronáutico
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Nacional, p. A4

Contratos serão mantidos até reformulação da rede postal, diz Janio Pohren

O presidente dos Correios, Janio Cezar Luiz Pohren, informou em nota que os atuais contratos com a Skymaster e a Beta só serão mantidos até a conclusão de estudos que estão sendo realizados para implementação de uma nova moldagem da Rede Postal Aérea Noturna.

"A necessidade de manutenção temporária dos contratos também é conseqüência das restrições atuais de oferta do mercado aeronáutico brasileiro, o qual, após consultas pela ECT às companhias aéreas (TAM, Gol, BRA e Ocean Air) em atividade, se mostrou sem disponibilidade de aeronaves para substituir aquelas que hoje são operadas pela Skymaster e beta", diz.

Segundo seu presidente, em "razão da complexidade da gestão dos contratos" e do "dever constitucional dos Correios de manter os serviços postais", a estatal tem trabalhado num estudo - com apoio de consultoria especializada - com "objetivo de realizar uma completa reavaliação do modelo atual de contratação, gestão administrativa e gestão operacional da Rede Postal Aérea Noturna".

Segundo a nota, o estudo servirá para estabelecer critérios mais precisos de gestão operacional bem como a formatação de uma nova malha. Serão definidos também um novo modelo de contratação dessas empresas e uma nova metodologia para o estabelecimento de preços.

Os Correios informaram ainda que estão sendo realizadas avaliações jurídicas sobre as recomendações feitas pela CPI dos Correios a respeito dos contratos com as duas empresas.

MAIS CONTROLE

Sua assessoria de imprensa explicou que a estatal tem adotado efetivamente, desde que as denúncias de irregularidades começaram a ser divulgadas, medidas de maior controle interno para coibir ilicitudes em seus contratos e que envolvam funcionários.

Uma medida seria a adoção do pregão eletrônico pela internet, como forma de dar maior transparência às licitações. Foram criadas comissões permanentes de licitação e definidos os critérios para as comissões especiais de licitação.