Título: Há um ano, achaque de R$ 3 mil detonou a crise
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2006, Nacional, p. A4

Depois de 25 sindicâncias, 3 demissões, 20 afastamentos, auditorias especiais da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União e uma CPI, alguns dos principais problemas nos Correios continuam sem solução.

As investigações da CPI dos Correios foram divididas em quatro focos: as irregularidades na Rede Postal Aérea Noturna (RPN) e em suas empresas; as agências franqueadas e a participação de políticos por detrás de suas gestões; os contratos de publicidade; e os contratos de informática. Desses quatro focos, os dois primeiros representam os maiores gastos e são exatamente onde boa parte dos problemas continuam como antes.

Só no caso das agências de publicidade foram trocadas as contratadas, inclusive a SMPB, de Marcos Valério. Foi aberta nova licitação e adotados novos procedimentos para patrocínios.

A direção dos Correios informou que, desde que surgiram as primeiras denúncias, a estatal vem trabalhando para corrigir os possíveis problemas e tem colaborado com todas as instâncias de apuração.