Título: Protesto de agricultores bloqueia estradas
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2006, Economia & Negócios, p. B10

Desde 18 de abril, agricultores de mais de 50 municípios estão bloqueando estradas. O movimento começou no Norte de Mato Grosso e foi batizado de Grito do Ipiranga, por causa da cidade onde se originou, Ipiranga do Norte. Eles reivindicam a renegociação das dívidas com juros mais baixos, redução da Cide, PIS e Cofins do óleo diesel, programa de combate à ferrugem asiática, alteração da política cambial, regulamentação do seguro agrícola e reforma da BR-163.

Segundo os agricultores, a renegociação das dívidas de R$ 15 bilhões com bancos oficiais, anunciada pelo governo, não resolve porque os juros são muito altos. As manifestações estão se ampliando e já chegaram a Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia e Paraná. Caminhoneiros de vários Estados prometem aderir nesta semana.

Na sexta-feira, várias prefeituras de Mato Grosso fecharam as portas em solidariedade aos agricultores. Em Rondonópolis, uma das maiores vias de escoamento da safra de soja, os bloqueios causaram filas de caminhões de quase dez quilômetros na quarta-feira. Os produtores usam colheitadeiras para bloquear estradas e impedir a abertura de bancos e armazéns de grãos.

Os bloqueios das tradings ameaçam o cumprimento de contratos de exportação de soja do País. Os produtores estão barrando a saída de caminhões de soja de tradings como a Bunge, ADM e Cargill.