Título: EUA vetam gasoduto do Irã que iria para a Índia
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2006, Economia & Negócios, p. B6

A construção de gasodutos nunca foi um tema tão sensível politicamente como atualmente no Irã, no Paquistão e na Índia. Nova Délhi assinou há meses um acordo para transportar o gás natural do Irã para o seu mercado, passando por território paquistanês. Mas, com o governo americano querendo isolar Teerã por causa de suas ambições nucleares, o projeto sofre duras pressões de Washington para que seja suspenso.

A secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, já deixou claro aos indianos que a Casa Branca se opõe ao gasoduto. Washington chegou mesmo a autorizar um acordo com Nova Délhi para a construção de usinas nucleares para abastecer a economia indiana e evitar que tenham de recorrer ao gás iraniano. Em meados do ano passado, o projeto começou a ser debatido e envolveria investimentos de US$ 4 bilhões para a construção de dutos de mais de 2 mil quilômetros.

Desde o ano 2000, os iranianos vêm acelerando os acordos no setor de gás com empresas da Itália, França, Turquia e do Japão. O maior, porém, é um contrato de mais de US$ 100 bilhões com a Sinopec da China. O contrato tem duração de 25 anos para a extração do gás natural. Para o Irã, não são apenas contratos comerciais, já que criam dependências por parte de outros países, formando uma espécie de escudo contra um eventual plano americano de atacar Teera