Título: PSDB vai à Justiça contra tabela da Copa pró-Lula
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2006, Nacional, p. A6

O PSDB pedirá hoje ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determine o recolhimento dos folhetos de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a tabela dos jogos da Copa do Mundo. De acordo com a representação, a produção e distribuição desse material é ilegal. Configura propaganda antecipada e oferta de brinde - esta última, infração ao recente pacote eleitoral aprovado pelo Congresso.

Conforme revelou o Estado ontem, centenas de exemplares intitulados "Lula é Show de Bola!" foram distribuídos na segunda-feira à noite, durante reunião de campanha do pré-candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, com integrantes do Diretório Municipal do partido. O PSDB anexou à ação dois e-mails que recebeu no último dia 19 denunciando a entrega de folhetos com a mesma descrição na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta e na porta da estação Consolação do metrô, em São Paulo.

"Eram três moças entregando os folhetos, no dia 19 de manhã. Elas não tinham nenhuma identificação e eu só percebi que era propaganda mais tarde", contou Sandra Elizabeth Ferreira Salério, dona de uma livraria na Rua Augusta e autora de um dos e-mails. "As moças gritavam 'Olha a tabelinha da Copa'", relatou Vinícius Gerard, assistente de comércio exterior, que também alertou o PSDB. "Os panfletos foram distribuídos em três ocasiões, ao longo de duas semanas. A última vez foi no dia 19."

"Isso é parte das dezenas de ações em que Lula se utiliza do cargo de presidente da República para fazer campanha eleitoral", acusou o deputado Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB.

Os diretórios municipal, estadual e nacional do PT negaram qualquer relação com o material apócrifo, assim como Mercadante. "Recolhemos os folhetos e verificamos que não partiu do PT a encomenda. Não sabemos quem fez e condenamos a iniciativa", afirmou o presidente do PT municipal e anfitrião do encontro de segunda-feira, Paulo Fiorillo. A reunião foi realizada num auditório alugado na sede do Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.

"Lula de novo é continuar construindo o futuro", diz o folheto colorido, pouco menor do que uma folha sulfite. O material traz a tabela dos jogos da Copa da Alemanha, cita realizações em várias áreas e faz comparações com o governo Fernando Henrique. "Durante o governo Lula foram gerados mais de 108 mil novos empregos por mês com carteira assinada. No governo passado, de 1995 a 1999, FHC eliminou em média 21,2 mil empregos por mês. No segundo mandato, a média foi de 37,8 mil empregos mensais (somente 1/3 do período Lula)", diz um trecho do folheto.

Dois dirigentes petistas que pediram para não ser identificados atribuíram a produção e distribuição das tabelas da Copa a "um sindicato ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT)". "Desconheço que um sindicato tenha encomendado isso. Às vezes a CUT leva a fama por muita coisa que não tem nada a ver conosco", afirmou o presidente da entidade, João Felício.

"Eu já tinha visto muita tabela de deputado, vereador, mas de candidato a presidente nunca", declarou um dos advogados do PSDB, Ricardo Penteado. A representação pede que o PT seja punido por violar o Artigo 36 da Lei Eleitoral, que proíbe a propaganda eleitoral antes do dia 5 de julho e com base na proibição de distribuição de brindes, prevista na Lei 11.300, já avalizada pelo TSE para as eleições deste ano.