Título: Lembo chama ACM de 'senhor de engenho'
Autor: Elizabeth Lopes, Bárbara Souza e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2006, Nacional, p. A7

O governador de São Paulo, Claudio Lembo (PFL), criticou duramente ontem o senador Antonio Carlos Magalhães (BA), seu colega de partido, a quem chamou de "senhor de engenho". "ACM me agrediu duramente, me chamando de burro. Age como senhor de engenho e pensa que os demais são seus servidores ou lacaios", atacou.

Lembo lamentou que seu partido "abrigue pessoas que se equivocaram moralmente", citando especificamente a "dramática" violação do sigilo do painel eletrônico do Senado. ACM foi acusado de ser o mandante da violação, o que motivou a sua renúncia ao mandato, em 2001.

"Não tenho medo do ACM, porque burro vai em frente e bate. Eu não o temo, tenho só um profundo desprezo pelo que este senhor fez", disse o governador paulista, durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo, em Higienópolis.

Questionado se aconselharia o pré-candidato do PSDB Geraldo Alckmin a dispensar o apoio de ACM, Lembo afirmou que esse é um problema de campanha. "Na província de São Paulo darei apoio e ponto, é o que basta."

Em Brasília, ACM respondeu agressivamente. "O governador Claudio Lembo é fruto do acaso e da pressão que o ilustre senador Marco Maciel exerceu no partido para alçá-lo, sem que mérito ele (Lembo) tivesse, à condição de vice-governador."

ACM disse ainda que não é agressivo, como parece crer o governador. "Apenas reafirmo que a leniência do governador nos episódios recentes em São Paulo, além de causar espanto à população, pode, sim, ter contribuído para o agravamento da situação."