Título: Ex de Buratti complica Palocci
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2006, Nacional, p. A8

A professora Elza Gonçalves Siqueira Buratti, ex-mulher do advogado Rogério Buratti, confirmou ontem à CPI dos Bingos que se hospedou, com o ex-marido e os filhos, em uma casa em Angra dos Reis (RJ) onde estavam também o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e família. Palocci sempre omitiu essa viagem quando perguntado sobre os encontros que teve com Buratti durante a campanha e depois da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Buratti foi secretário de Governo de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, entre 1993 e 1994.

A data da viagem a Angra, no entanto, não ficou clara. Para integrantes da CPI, ocorreu em novembro de 2002, com Lula já eleito, mas Elza disse, em rápida entrevista, "ter certeza de que Palocci já era ministro", ou seja, depois de janeiro de 2003.

Palocci disse na CPI dos Bingos que tinha relacionamento "distante" com Buratti desde que o demitiu em 1994. Afirmou, porém, não ter "quebrado a relação de amizade".

A CPI tem informações de que a casa onde o ex-ministro esteve com Buratti foi alugada pelo empresário Roberto Carlos Kurzweil. Buratti acusa Palocci de ter negociado com dois empresários angolanos de bingos a doação ilegal de R$ 1 milhão para o caixa 2 da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Segundo Buratti, Kurzweil foi o mediador da negociação. A casa em Angra seria próxima à de um desses angolanos, Arthur Valente de Oliveira Caio. Elza disse ter ido para Angra com os filhos "em um avião pequeno" e seguido de van para a casa. Garantiu não saber de quem era o avião nem quem alugou o imóvel. Disse que, na casa, "tinha uma pessoa chamada Roberto Carlos", mas alegou não saber se era Kurzweil.

À CPI, Kurzweil negou intermediação na doação, mas confirmou ter alugado três carros blindados para o PT, na campanha de 2002. Segundo a revista Veja, um desses carros teria sido usado para transportar dólares vindos de Cuba para a campanha petista.