Título: Partido quer auditar contratos do PSDB
Autor: Mariana Caetano, Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2006, Nacional, p. A4

Marta Suplicy ou Aloizio Mercadante. Qualquer que seja o escolhido hoje, o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes seguirá um programa de governo já esboçado pelo partido. A primeira versão saiu do encontro estadual, em dezembro. Um novo texto de diretrizes, resultado de consultas a militantes em todo o Estado, será divulgado nas próximas semanas. O PT já definiu como uma de suas prioridades auditar contratos e rever as privatizações promovidas desde o primeiro governo do PSDB.

O partido prega "um novo modelo de desenvolvimento" para São Paulo, que "pressupõe o rompimento com as privatizações e suas novas formas, como o modelo de recebíveis utilizados para a construção do Trecho Amarelo do Metrô". A obra, feita em parceria com a iniciativa privada, prevê a partilha da renda de bilhetes.

A "superação do neoliberalismo" tucano no Estado é o ponto central do primeiro de três eixos das diretrizes. O mesmo item trata ainda da distribuição de renda e promete "ações para superação da miséria, das desigualdades".

Já baseado na segunda linha mestra, batizada de "Democracia e Participação Popular", o PT quer trazer para São Paulo o orçamento participativo, a exemplo do sistema adotado no governo do Rio Grande do Sul, na gestão de Olívio Dutra.

"Ações de recuperação da qualidade e criação de vagas na Educação também são prioridade", diz o economista Carlos Henrique Árabe, um dos coordenadores do programa da sigla. "O governo do PSDB fechou mais de 200 escolas."

O partido dá destaque à questão da ética. "O governo se pautará pela ética e por uma nova relação com várias instâncias de governo, dos setores organizados e no trato direto com a população, tornando transparentes os atos e decisões da administração pública, a fim de acabar com o uso incorreto de recursos públicos, com a corrupção, com o fisiologismo e o clientelismo que corroem a democracia", diz o texto.

No terceiro tópico do programa, "Políticas Sociais e Cidadania", evocando o "modo petista de governar", o partido propõe a inclusão do enfoque de gênero e raça/etnia em todos os programas de governo. Fala também em combate a todas as formas de preconceito e discriminação e defende a ampliação do acesso ao crédito, à informação e à Justiça gratuita.

O documento também trata do mecanismo de elaboração do programa final, que deverá incorporar diretrizes regionais. E insiste que a força eleitoral e a base social do partido capacitam o PT a "vencer as elites burguesas paulistas e sua principal expressão política, o PSDB".