Título: Porto de Santos pode parar amanhã
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2006, Economia & Negócios, p. B10

Os funcionários da Receita Federal no Porto de Santos estão sendo cada vez mais pressionados a aderir à greve nacional dos servidores públicos, que começou no dia 2 de maio e já paralisou cerca de 70% das atividades do órgão em todo o País. Em assembléia realizada ontem, em Santos, 99 auditores fiscais votaram e decidiram realizar uma greve de 24 horas amanhã, dia 1º de junho.

Essa é a segunda vez no mês que os auditores do porto - responsáveis diretos pela liberação de cargas para exportação e importação - votam pela greve. De acordo com Rubens Ribas, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Sindical) de Santos, a tendência é que as paralisações se intensifiquem a partir da semana que vem. "Vamos tentar votar paralisações por dois dias, depois três e assim por diante", disse ele. A idéia é chegar no fim do movimento com 100% das atividades da Receita paralisadas."

O Porto de Santos é responsável por praticamente 30% do comércio exterior brasileiro e sua paralisação é desejada pelas diretorias nacionais dos sindicatos envolvidos na questão, como forma de pressionar ainda mais as autoridades a negociar aumento de salários e um plano de cargos e salários para a categoria.

"O movimento é nacional, mas algumas áreas estão mais mobilizadas que outras. O Porto de Santos é dos locais mais sensíveis, pois um dia de paralisação já cria um caos completo, o que não acontece em outros setores", afirma Silvana Campos, diretora de articulação e comunicação da Unafisco de São Paulo.

Para evitar maiores problemas no comércio externo, o Unafisco de Santos garante que as atividades básicas, como liberação de medicamentos e produtos perecíveis, serão mantidas. Além disso, Ribas afirma que 80% das mercadorias que transitam pelo porto têm sinal verde, ou sejam, não precisam da autorização da Receita Federal para entrar no País ou sair.

Outra categoria que também se movimenta em Santos é a dos técnicos da Receita. Apesar de não lidarem com o desembaraço de mercadorias, são eles que auxiliam os auditores internamente nas funções da alfândega. A categoria faz hoje uma greve de 24 horas, movimento que também pode crescer em junho.