Título: OceanAir é aposta de analistas
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2006, Economia & Negócios, p. B22

O fato de terem aparecido 11 interessados no edital de venda da Varig, se habilitando para o leilão do dia 5, não significa necessariamente que todos farão lances pela companhia aérea. "Interesse em obter informações todos têm", afirma o consultor Paulo Sampaio.

O empresário German Efromovich, da Ocean Air, é tido como o mais cotado para adquirir a empresa, segundo analistas e também pessoas próximas à Varig. Para Efromovich, que já fez algumas propostas pela Varig nos últimos dois anos, a aquisição representaria a grande chance de transformar a regional Ocean Air numa empresa de alcance nacional.

No mercado, circulam rumores que Efromovich estaria se associando ao empresário russo Boris Berezovsky para participar do leilão na segunda-feira. Procurada, a Ocean Air não comentou. Berezovsky, que vive exilado em Londres e é acusado de fraude em seu país, visitou a Varig em abril e fez uma proposta. Ele precisa, no entanto, de um sócio brasileiro, uma vez que a legislação brasileira limita em 20% a participação de estrangeiros em empresas aéreas.

Além do interesse pelo setor aéreo - Berezovsky já foi dono da russa Aeroflot -, os dois empresários fizeram fortuna com negócios na área de petróleo.

As empresas Gol e TAM, que se habilitaram ontem e teriam capital para concorrer ao leilão, não se interessam pelos ativos propriamente ditos da Varig. Ambas têm dado prioridade ao crescimento de seus negócios sem aquisições. Mas elas acompanham de perto os movimentos de eventuais interessados, uma vez que o sucesso ou o fracasso da Varig terá reflexo direto em seus planos de expansão.

Apesar de ter sido aquela que menos manifestara publicamente o interesse na Varig, a Gol foi a primeira, ontem de manhã, a retirar o edital do leilão.

De acordo com uma fonte próxima à Gol, seu presidente, Constantino Junior, está disposto a fazer de tudo para barrar o surgimento de uma terceira empresa com força no mercado. "O Junior está na 'cola' do Efromovich", diz a fonte. "Se ele entrar, a Gol entra."

A BRA, que também procurou informações sobre o leilão, não é tida como um forte concorrente por não dispor do capital necessário.

O consultor Paulo Sampaio chama a atenção para o fato de o edital do leilão permitir que credores utilizem seus créditos para adquirir a Varig, em tese abrindo espaço para associações de trabalhadores. Mas essas associações precisariam desembolsar US$ 75 milhões em 3 dias e US$ 50 milhões até 30 dias depois do leilão.