Título: Agentes penitenciários prometem greve hoje
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Metrópole, p. C4

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp) anuncia greve da categoria a partir da zero hora de hoje. O presidente da entidade, Cícero Sarney dos Santos, espera adesão total. Os funcionários da Penitenciária de Presidente Bernardes, porém, já informaram que não devem aderir. São 20.400 agentes no Estado. "Serão mantidos os serviços essenciais."

Segundo Santos, uma das reivindicações é segurança no trabalho. "Exigimos ainda a saída do secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa. Ele só foca o lado dos presos e até oferece concessão para esconder mazelas."

Para os serviços essenciais, 30% dos agentes manterão a rotina. Mas os demais não vão parar. Estarão nos postos de vigilância 24 horas. "Há 11 anos fazemos greves, sem resultado. Se o governo tivesse nos ouvido, os ataques não teriam ocorrido."

Segundo Santos, a partir de quinta-feira, a greve será engrossada pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado (Sifuspesp). Com a greve, serão mantidos serviços na área de saúde e recebimento de alimentação in natura. A hospitalização dos presos ficará por conta da PM. Os agentes não farão limpeza nem recepcionarão oficiais de Justiça, advogados, psicólogos e psiquiatras.