Título: Juros futuros projetam alta
Autor: Lucinda Pinto, Mario Rocha
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Economia & Negócios, p. B14

Com o cenário externo desfavorável, investidores estrangeiros saem temporariamente do mercado local

O movimento de correção do mercado, provocado pelo clima de apreensão no cenário internacional, teve prosseguimento. As taxas de juro futuras subiram, pressionadas pela decisão de investidores estrangeiros de deixarem suas posições, que acabaram detonando ordens de "stop loss" por parte de instituições locais. Ninguém arrisca dizer se este é um mero ajuste ou uma correção definitiva, e os investidores não têm mantido a calma.

O Tesouro não quis pressionar ainda mais o mercado e cancelou o leilão de venda de NTN-Bs, previsto para hoje (primeira etapa) e quarta-feira, por força das condições vigentes. Ofertar esses títulos - que têm sofrido desvalorização no mercado secundário por causa da zeragem de posição por parte de investidores estrangeiros - poderia provocar elevação ainda maior na curva de juros. O secretário do Tesouro afirmou que a estratégia de financiamento para o mês de junho será definida e anunciada no final desta semana. A expectativa é que as ofertas de papéis pós-fixados (LFTs) sejam retomadas. Na BM&F, o contrato de janeiro de 2008 fechou o pregão viva-voz projetando taxa de 15,34% ao ano, ante 15,10% na sexta-feira; o de janeiro de 2007, 15,04% (14,88%), e o de janeiro de 2009, 15,79% (15,44%).

O Índice Bovespa operou entre a máxima de 37.732 pontos e a mínima de 35.664 pontos, em queda de 5,48%. Agora, a Bolsa paulista acumula baixa de 9,58% em maio e alta de 9,09% em 2006. O movimento financeiro foi de R$ 3,311 bilhões.

A redução da queda dos papéis da Vale do Rio Doce e da Petrobrás contribuiu para uma leve melhora à tarde. As ações da estatal refletiam a alta dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

No caso da Vale, o que mexeu com o mercado foi o anúncio da Standard & Poor's elevando o rating de crédito corporativo de longo prazo da empresa de BBB para BBB+.