Título: Governo quer aumentar o consumo de biodiesel
Autor: Alaor Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Economia & Negócios, p. B7

Com o crescimento da produção de biodiesel no País, o governo pode adotar medidas para aumentar seu consumo, misturando-o ao diesel em uma proporção de 3%. Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, esta seria uma "meta intermediária" em relação ao que já está previsto.

Pelas regras atuais, a mistura é de 2% a partir de 2008 e de 5% em 2013. A mistura de 3% vigoraria em um período de tempo entre essas duas datas.

Isso seria possível porque, segundo estimativas do governo, entre 2007 e 2008, as usinas do País terão capacidade para produzir 1,877 bilhão de litros de biodiesel ao ano. Esse volume é mais do que o dobro dos 840 milhões de litros que serão necessários para que, em 2008, possam ser misturados 2% de biodiesel a todo o diesel do País.

Rondeau informou que já está em análise na Casa Civil o texto de um decreto que enquadrará legalmente o álcool usado em automóveis como um combustível. Hoje o álcool tem o tratamento legal de um produto agrícola. Na prática, o decreto aumentará o poder de controle do governo sobre o álcool.

O ministro disse também no Tribunal de Contas da União que o País precisa rediscutir a legislação ambiental para destravar projetos de usinas hidrelétricas, sob o risco de aumentar a dependência de outras fontes de energia, mais caras e até mais poluentes, como a nuclear ou as termelétricas movidas a gás natural ou carvão.

"Temos de discutir com a sociedade sobre os critérios do licenciamento, sobre como vamos mitigar essas questões. O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) cumpre a lei, mas essas são dificuldades que a sociedade terá de saber que está pagando por elas, pagando por uma energia poluente e mais cara porque a gente não consegue desobstruir as hidrelétricas."