Título: Diretor do Iedi vai para equipe da Fazenda
Autor: Vânia Cristino, Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Economia & Negócios, p. B5

Novo secretário desembarca no governo já participando das discussões sobre os pacotes agrícola e cambial

Quase dois meses após ter tomado posse como ministro da Fazenda, Guido Mantega concluiu ontem a formação de sua equipe anunciando três nomes. O principal é o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Ele vai ocupar a Secretaria de Política Econômica, principal responsável pela formulação das linhas condutoras para o funcionamento da economia. Sua missão, segundo Mantega, será criar condições para um crescimento sustentado.

Também foi anunciado o nome de Luís Inácio Lucena Adams, antigo colaborador de Mantega quando ele foi ministro do Planejamento, para o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional. O novo titular da Secretaria de Acompanhamento Econômico é Marcelo Barbosa Saintive, que já ocupava o posto de secretário-adjunto. Todos os demais estão mantidos.

De acordo com Mantega, o economista Gomes de Almeida está vindo para o governo com uma missão específica, "pensar o futuro do País". O ministro tentou afastar as especulações de que sendo ele um crítico da política de juros altos do Banco Central, sua indicação seria um sinal de que o Ministério da Fazenda está tentando agradar ao setor produtivo ou juntando forças contra o BCl.

Não há como negar, porém, que a atual equipe tem se mostrado mais aberta aos pleitos do setor produtivo que a anterior. A discussão sobre medidas para aliviar os efeitos do câmbio sobre o setor exportador é um exemplo. Ela não prosperou na gestão de Antonio Palocci.

"Quando o economista está fora do governo, ele tem toda a liberdade para falar, mas no governo, todos trabalham na mesma direção", argumentou Mantega. De acordo com o ministro, não é só seu novo secretário que quer que os juros caiam. Ele também quer, o governo idem, desde que haja condições para isso. "Não quero agradar a um segmento ou outro. Eu trabalho pela economia brasileira, pelo governo do meu país, em prol do desenvolvimento."

De acordo com Mantega, Gomes de Almeida já desembarcou no governo participando de uma reunião sobre o conjunto de medidas para o setor agrícola, que deve ser anunciado na quinta-feira. Ele também está participando das medidas na área cambial. Já a nomeação de Adams para o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional poderá criar problemas. Em março, quando se especulou sobre seu nome, os ocupantes dos postos de comando na Procuradoria da Fazenda ameaçaram entregar seus cargos.