Título: 'FT' não vê razão para pânico, mas para cautela
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Economia & Negócios, p. B4

Os investidores devem esperar mais volatilidade nos mercados, de acordo com o jornal Financial Times. Em editorial, o jornal britânico afirmou que não há motivo para pânico, mas para cautela, já que a preocupação com a inflação americana e com o desempenho do dólar estão causando apreensão em todo o mundo. "Se os temores quanto à inflação nos EUA e a moeda americana se confirmarem, as ações terão um grande espaço para cair", acrescentou.

Segundo o FT, a queda nas Bolsas internacionais nos últimos dez dias surpreendeu muitos investidores. Entre o final de abril e o início de maio, o índice FTSE (do jornal) caiu 7,5%, o S&P 500 recuou 4,6%, o Eurotop 7,1% e o Nikkei 225 desvalorizou-se 8%. O editorial lembrou que durante o período de alta nas Bolsas, iniciado em março de 2003, e que durou três anos, houve algumas correções, que duraram pouco, "mas esta poderá ser mais significativa".

De acordo com o FT, os investidores deveriam se preocupar menos com a inflação americana e mais com o dólar, embora haja uma óbvia correlação entre eles. "O dólar preocupa mais", prosseguiu o editorial. "Embora o declínio amplo verificado entre o final de abril e o começo de maio tivesse sido necessário, ele poderia dar início à rejeição da moeda americana e à elevação do juro nos EUA. Muito irá depender dos bancos centrais asiáticos - cuja intervenção para segurar o câmbio impediu um declínio do dólar após o estouro da bolha pontocom - e dos bancos centrais dos países exportadores de petróleo. A alta dos juros de longo prazo significa que as ações não parecem mais tão baratas".

O jornal observou que a operação "carry trade"(fazer empréstimos baratos em ienes para investir em ativos mais rentáveis), que ajudou todos os ativos de risco, está perdendo força, à medida que a economia japonesa se recupera.