Título: Greve do INSS é parcial na maioria dos Estados
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Nacional, p. A6

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve adesão parcial ontem. Em São Paulo, cerca de metade da categoria parou. No Rio, só o posto de Copacabana fechou. Já no Ceará a adesão foi completa. Servidores decidiram parar até hoje, acusando o governo de não cumprir acordo de reajuste de setembro.

Na maior unidade da cidade do Rio, a de Irajá, os servidores não pararam, mas uma parte faltou. Segundo o Sindsprev-RJ, não foi decretada greve, como no resto do País, mas funcionários têm autonomia para decidir não trabalhar. A greve no Estado, de 24 horas, está marcada para a próxima terça-feira.

Em São Paulo, a gerência do INSS avaliou que cerca de 40% das 144 agências não funcionaram - na capital, 54% das 26 agências. Para sindicalistas, a greve atingiu 50% no Estado e 80% na capital. Em Minas o protesto foi parcial. No Paraná, 20 das 52 agências pararam. No Recife e no Ceará, praticamente todas fecharam. Em Porto Alegre, as 8 agências estavam parcialmente paradas. O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, disse que a greve é injustificada e pode prejudicar a negociação de parte do acordo de 2005.