Título: Freire desiste de candidatura
Autor: João Domingos ... [et al]
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Nacional, p. A8

O deputado Roberto Freire (PPS-PE) disse ontem ao Estado que desistiu de sua pré-candidatura à Presidência. Ele avisou que torna oficial a decisão hoje na reunião da Executiva do PPS, em Brasília. "Não adianta eu inventar ser candidato só porque quero."

A decisão de abrir mão da disputa foi tomada diante da inviabilidade de uma aliança com o PDT, que ainda mantém a pré-candidatura do senador Cristovam Buarque (DF). "Sem aliança, minha candidatura fica sem peso político", reconheceu Freire, após conversa com o presidente do PDT, Carlos Lupi. "Infelizmente, não tivemos dinâmica suficiente para construir a aliança", afirmou o deputado, que também é presidente nacional do PPS.

Na reunião de hoje o PPS vai discutir o provável apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) a presidente. Ressalvando que as decisões finais de seu partido serão tomadas apenas na convenção nacional, cuja data será definida hoje, Freire destacou que, na sua avaliação, a adesão à aliança PSDB/PFL "é a alternativa que resta" ao PPS. "Somos oposição a essa fraude que representa o governo do PT. O PSDB é a alternativa, já que tem uma candidatura com imagem decente."