Título: ProUni oferece 47 mil novas bolsas
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Vida&, p. A14

Pela primeira vez haverá inscrições para os vestibulares de meio de ano; governo espera 700 mil candidatos

Pela primeira vez o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá bolsas para o segundo semestre. Nos vestibulares de julho, haverá mais 47.059 vagas em 834 instituições. No Estado de São Paulo, serão 8.884 vagas em 141 faculdades. As inscrições foram abertas na manhã de ontem e até o meio-dia cerca de 5 mil jovens já tinham se candidatado ao programa.

São Paulo é o Estado com maior número de instituições participantes, vagas e candidatos. Alagoas e Acre, cada um com apenas três faculdades ou universidades, são os que menos oferecem bolsas. A lista completa com as instituições, os cursos e as vagas oferecidas está na página do Ministério da Educação (www.mec.gov.br/prouni), onde também devem ser feitas as inscrições.

Assim como na seleção do início do ano, vale para a inscrição o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2005. O candidato a uma bolsa precisa ter feito a prova e conseguido uma média de pelo menos 45 pontos. Com menos do que isso, o aluno é desconsiderado. As inscrições vão até 16 de junho e há vagas em todas as áreas, incluindo as mais concorridas, como Medicina, Direito e Administração, mas não em todas as instituições. "Várias não têm processo seletivo neste período, por isso o número de vagas e de faculdades é menor do que na seleção do início do ano", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Mas o programa recebeu, agora em maio, a adesão de mais 56 instituições.

CRITÉRIOS A seleção deste semestre obedecerá ao mesmo sistema do início do ano. O aluno se inscreve na área que quer cursar e coloca uma lista de cinco instituições, por ordem de preferência. Aqueles com melhores notas são selecionados primeiro. As bolsas que sobrarem ficarão para um segundo processo, aberto logo depois do primeiro resultado, e os alunos que não forem escolhidos podem tentar mais uma vez.

O ministro da Educação calcula que cerca de 700 mil estudantes podem concorrer a essas novas bolsas. Na seleção do começo do ano, cerca de 800 mil se inscreveram e apenas 91 mil foram selecionados. O processo todo deve ser encerrado em agosto.

"Pode ser que nem todos tenham a intenção de se inscrever novamente, mas trabalhamos com esse público", explicou Haddad. O ministro ainda fez um apelo: que estudantes sem intenção real de obter uma bolsa não se inscrevam na seleção. "Entendemos que alguns queiram saber como funciona e se realmente podem obter uma bolsa, mas isso retarda o processo e alguns que pretendem fazer o curso acabam por começar o semestre atrasados por terem de refazer os passos para ocupar essas vagas não preenchidas", disse.

A maior parte das bolsas, 35.162, é integral. O restante são bolsas parciais, de 50% do valor da mensalidade. Somando as duas seleções deste ano, o ProUni terá 138 mil bolsas em 2006. Para se candidatar às integrais, o estudante deve ter renda de até R$ 525 por pessoa da família. Para as parciais, o limite de renda é de R$ 1.050 per capita. Todos os candidatos precisam ter feito o ensino médio em escolas públicas ou em particulares com bolsas integrais. Também podem concorrer professores das redes públicas de ensino que nunca tenham feito uma faculdade.

O ministério também negou que esteja havendo problemas com transferências de alunos que já estão no programa, como chegou a ser divulgado. A União Nacional dos Estudantes (UNE) tem uma lista de 34 estudantes que estão tendo problemas de transferência, mas, de acordo com Haddad, essa é uma minoria. Outras 15 mil transferências teriam sido feitas sem problemas, sendo cerca de 14 mil para cursos diferentes na mesma instituição e o restante, para outras faculdades.