Título: Ritmo de viagens será mantido
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2006, Nacional, p. A4

O presidente Lula informou ao PT que manterá seu ritmo de viagens "para mostrar que continua governando". No domingo, o Estado informou que, desde a virada do ano, Lula percorreu, apenas em deslocamentos pelo País, o equivalente a cerca de uma volta e meio ao redor do planeta.

Em campanha não declarada pela reeleição, o presidente tem participado de inaugurações de todo tipo Brasil afora. A partir de 6 de julho, quando começará oficialmente a campanha eleitoral, ele pretende concentrar nos fins de semana as atividades típicas de caça ao voto, como comícios.

Independentemente de seus planos, contudo, Lula irritou a oposição com as queixas contra a Lei Eleitoral. O líder da minoria no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), protestou contra as reclamações sobre as restrições aos repasses de verbas. Para Dias, o presidente está usando a Lei Eleitoral para justificar o que não foi feito por incompetência administrativa. "Mas não convence", afirmou. "Um dos graves problemas desse governo é a humilhação por que passam vários ministérios de devolver dinheiro ao Tesouro por incapacidade gastá-lo."

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) também reagiu. "É inacreditável que Lula tenha a coragem de falar com tamanho cinismo, quando temos provas evidentes de um novo valerioduto no Ministério das Cidades, onde já há um escândalo de R$ 1 bilhão para a compra de prefeituras", disse ACM. Segundo ele, além de continuar "liberando recursos escandalosamente", o governo está pedindo a aprovação de créditos em valores maiores do que os repasses previstos no orçamento.

Para ACM, os repasses federais estão sendo usados para tentar cooptar prefeitos de partidos da oposição.