Título: Brasil busca receita de crescimento
Autor: Fernando Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2006, Economia & Negócios, p. B1

Em 25 anos, PIB do País cresceu 85%, enquanto o da China multiplicou-se por 10 e o da Índia quadruplicou

Completar o ajuste fiscal, com redução das despesas, melhorar a qualidade do Estado, investir em educação e pôr em prática uma política industrial voltada para a inovação. Essas são algumas das principais recomendações - detalhadas durante o 18º Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, no Rio - para desvendar o que é considerado um enigma por muitos economistas: por que o Brasil interrompeu a trajetória de crescimento acelerado na década de 80 e nunca mais retomou um ritmo aceitável na comparação com outras economias emergentes?

Em 25 anos, o tamanho do PIB brasileiro nem chegou a duplicar, crescendo 85%, uma média de 2,4% ao ano. O PIB da China multiplicou-se por 10, o da Coréia do Sul quintuplicou, o da Índia quadruplicou, o do Chile mais que triplicou.

Em termos de renda per capita, medida com paridade de poder de compra, que leva em conta o custo de vida, o desempenho do Brasil no período é pouco melhor, mas ainda medíocre.

O mau desempenho contrasta com êxitos na política econômica nos últimos dez anos, como inflação debelada, aumento das exportações, melhora das contas externas e redução da desigualdade. "O enigma é que melhoramos em tudo e perdemos o crescimento", diz Antônio Barros de Castro, diretor de Planejamento do BNDES. Em alguns pontos do País, a conjunção de melhor funcionamento do setor público com investimentos privados reativou o crescimento.