Título: Risco para nascido antes da hora é 5 vezes maior
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2006, Vida&, p. A26

Levantamento feito em UTIs neonatais do Rio Grande do Sul mostram que o risco de morte de um bebê que nasceu de 28 semanas é cinco vezes maior do que um bebê que nasceu com 40 semanas de gestação. "Crianças prematuras morrem mais de problemas respiratórios, apresentam mais riscos de infecções", conta o presidente do departamento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria, Paulo Nader.

Infecções aparecem porque a criança muitas vezes tem de receber sondas, passa por procedimentos invasivos. "São procedimentos para corrigir problemas, mas eles expõem os bebês a riscos."

O desenvolvimento também é tardio. "Crianças que nascem muito prematuras têm maior risco de apresentar imaturidade cerebral e no intestino, cegueira e paralisia. Claro que não significa que todos vão ter. É uma chance estatística", afirma.

Mesmo passado o período de risco, prematuros podem precisar de atenção especial. Se a criança nasce com 7 meses, por exemplo, a praxe é que tenha sempre dois meses no atraso de desenvolvimento - justamente a conta até alcançar os 9 meses previstos. "É preciso fazer um acompanhamento mais sistemático", afirma o pediatra.

Nos casos de bebês maiores, o risco de problemas graves é menor, mas não está descartado. Nader conta que bebês nascidos em média com 36 semanas apresentam maior risco de hipertensão pulmonar. "Se não tratado, o problema traz o sofrimento respiratório que pode até levar à morte", completa.

Justamente em razão de todas os riscos, Nader afirma ser imprescindível que médicos e paciente adotem medidas para retardar ao máximo o nascimento. "A impressão é que a pressa chegou também na hora de nascer. Tudo tem seu tempo. Quarenta semanas é o tempo necessário para o bebê se formar. Seria ótimo se todos fizessem o máximo para respeitar a natureza."