Título: Itamar joga toalha e briga agora para disputar Senado
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2006, Nacional, p. A9

Em reunião com bancada mineira, amanhã, ele anuncia novos planos, mas terá de enfrentar disputa interna

Numa reunião com as bancadas federal e estadual do PMDB mineiro, prevista para amanhã, o ex-presidente Itamar Franco deverá anunciar que desistiu de vez da pré-candidatura à Presidência e retomará a investida para disputar uma vaga ao Senado pelo partido. "Me parece que ele vai realmente abandonar e voltar à postulação inicial para o Senado. Abandonar porque o partido não quer ter candidato. Ele não vai ficar brigando", comentou o deputado Marcello Siqueira (PMDB-MG), um dos principais interlocutores de Itamar.

Em convenção realizada no dia 13, o PMDB decidiu que não terá candidato próprio a presidente. Uma liminar suspendeu os efeitos do encontro, mas quase ninguém mais aposta que o PMDB disputará a Presidência.

A decisão teria levado em conta uma eventual candidatura própria à Presidência encabeçada pelo senador Pedro Simon (RS), como última tentativa de desbancar a ala governista.

Ao lançar-se pré-candidato presidencial, Itamar surpreendeu os próprios peemedebistas. Como ainda lutava por espaço no diretório mineiro do partido para ser indicado como candidato ao Senado, o ex-presidente enxergou no convite feito pelo ex-governador e presidente do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, e por Simon uma brecha para que seu nome voltasse ao noticiário nacional. Após a convenção do último dia 13, na qual a tese da candidatura própria à Presidência foi derrotada, Itamar voltou a articular o plano inicial de concorrer a uma cadeira no Senado.

DISPUTA O complicador é que Itamar terá de disputar a indicação do partido no voto, em convenção marcada para junho. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia Zaire Resende - ligado ao grupo peemedebista que defende uma aliança com o PT nas eleições estaduais -, já anunciou que não desiste de sua pré-candidatura.

Antes de lançar-se pré-candidato presidencial, Itamar descartava a qualquer possibilidade de entrar na disputa interna. Agora, porém, a situação parece ter mudado. "Ele vai à convenção disputar sim", garantiu Siqueira.

Já o outro pré-candidato peemedebista ao Senado em Minas, Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora, decidiu não colocar obstáculos à pretensão de Itamar e disse que desistirá caso o ex-presidente volte mesmo ao páreo.

O certo é que as chances de Itamar obter a legenda aumentam se prevalecer a vontade do grupo que defende a aliança com o PSDB, em apoio à reeleição do governador Aécio Neves, dada como certa pelas últimas pesquisas eleitorais.

O governador, em viagem aos Estados Unidos, com previsão de retorno para hoje, prometeu conduzir pessoalmente as conversas entre tucanos e peemedebistas. Na sua ausência, o ex-governador Newton Cardoso causou polêmica, anunciando que o partido já estava praticamente fechado com o PT.

O enterro da candidatura própria do PMDB à Presidência se deu, em grande parte, após a desastrosa greve de fome de outro pré-candidato do partido a presidente, Anthony Garotinho. Ele bateu o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, na disputa pela preferência para sair candidato a presidente. Começou a viajar pelo País, articulando apoios, mas teve a pré-candidatura abalada por denúncias.

A crise começou quando foi noticiado que ONGs ligadas a doadores da pré-campanha de Garotinho teriam recebido dinheiro do governo do Rio, comandado por Rosinha Garotinho. Ele desmentiu tudo e fez greve de fome.