Título: Estratégia para a eleição muda de Estado para Estado
Autor: Ana Paula Scinocca, Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2006, Nacional, p. A8

Em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal haverá uma tríplice aliança: o PMDB se juntará à dobradinha PSDB-PFL. Em Santa Catarina a tendência é de se aliar ao PSDB para fortalecer a reeleição do governador Luiz Henrique.

No Rio e Espírito Santo o PMDB, favorito nas disputas estaduais, espera a definição de Pedro Simon. Em Mato Grosso, deve se juntar ao PSDB para apoiar a reeleição de Blairo Maggi (PPS). Em Minas, fragmentado em muitos grupos o partido deve, na maioria, apoiar Aécio Neves para o governo estadual, mas se dividirá entre os candidatos a presidente.

Também favorito para o governo de Mato Grosso do Sul, o PMDB tenta atrair uma aliança com a dobradinha PSDB-PFL para enfrentar o PT, que hoje é governo. No Amazonas, o governador Eduardo Braga se aliará ao PT para disputar a reeleição contra o PFL de Amazonino Mendes e o PSDB de Arthur Virgílio. Se Virgílio desistir da disputa, pode integrar a aliança.

No Paraná, o governador Roberto Requião pregou uma surpresa ao PT de Lula. Historicamente aliado do petista, já avisou que não haverá acordo e pode até fechar com o PSDB. No Rio Grande do Sul, o PMDB lutará contra PT e PSDB. Em Alagoas, o PMDB de Renan Calheiros apóia o PSDB do senador Teotônio Villela.