Título: UMA HISTÓRIA DE CRISES
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Internacional, p. A12

Revolução Islâmica: Com amplo apoio popular, o aiatolá Ruhollah Khomeini lidera em 1979 a Revolução Islâmica, que destitui o xá Reza Pahlevi. O xá era odiado por manter um regime corrupto e repressivo.

Americanos reféns: Em 1979, estudantes revolucionários tomam a embaixada americana em Teerã, depois que o xá recebe permissão para entrar nos EUA (Washington era forte aliado do governo de Pahlevi). Eles fazem 52 reféns e exigem que os EUA extraditem o xá para que seja julgado. A crise termina com um acordo pelo qual os americanos se comprometeram a não interferir mais nos assuntos do Irã. Os dois países rompem relações diplomáticas.

Eixo do mal: Em janeiro de 2002, o presidente George W. Bush inclui o Irã, Iraque e Coréia do Norte no "eixo do mal" - países acusados de apoiar redes terroristas.

Crise nuclear: Em 2003, a Agência Internacional de Energia Atômica acusa o Irã de ocultar instalações nucleares. Surgem suspeitas de que o país tenha planos de produzir armas atômicas. Em março de 2006, o Irã rejeita exigência do Conselho de Segurança da ONU de suspender o enriquecimento de urânio. EUA pressionam por sanções, caso o país não ceda.