Título: 'Presidente é homem de Deus e olha pelos pobres'
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Vida&, p. A19

Gratos ao presidente da Venezuela Hugo Chávez, felizes com a possibilidade de recuperar a visão e também excitados por viajarem pela primeira vez de avião, os pacientes selecionados são idosos e evangélicos em sua grande maioria.

Sem noção de onde fica a Venezuela e da razão que levou Chávez a contemplar Abreu e Lima - município de 100 mil habitantes - com o programa humanitário, muitos especulavam. "Acho que é porque o pai do presidente Chávez morava aqui numa rua próxima", arriscou João Cícero de Figueiroa, de 67 anos. "Deixa de ser burro, João", retrucou sua esposa, Lúcia. "Quem mora aqui é o 'irmão' Bolívar."

Maria Nazaré Nunes da Costa, de 69 anos, não tinha idéia da localização da Venezuela. "Uns dizem que é para cá, outros dizem que é para lá, eu só sei que é longe e que eu vou", disse. Com seus companheiros, Nazaré acredita que é Deus no céu e Chávez na terra. "É homem de Deus, olha pelos pobres."

Simón Bolívar, herói da independência no século 19, é ídolo de Hugo Chávez, que também admira o general Abreu e Lima, pernambucano que foi até Caracas lutar ao lado de Bolívar. Chávez esteve em Abreu e Lima duas vezes.