Título: Criações da universidade chegam ao mercado
Autor: Emílio Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2006, Vida&, p. A13

Chega ao mercado neste mês o resultado do primeiro contrato de licenciamento da Agência de Inovação da Unicamp (Inova). O produto, um medicamento fitoterápico para a reposição hormonal durante a menopausa, é resultado de cinco anos de pesquisas do professor aposentado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Yong Kun Park. O fitoterápico com ação antioxidante substitui a atividade do hormônio feminino estrogênio e é indicado para a prevenção da osteoporose e para o tratamento da diabete.

Desde 2003 a patente desenvolvida por Park chamou a atenção de uma empresa farmacêutica de Maringá. Quase três anos após a obtenção do contrato de licenciamento, a empresa se prepara para lançar o produto no mercado.

A agência de inovação não é a única forma das pesquisas se transformarem em produtos. Em 2001 foi criada a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) para estimular o surgimento de novas empresas. "A grande maioria dos mestres e doutores do Brasil continua nas instituições de ensino e pesquisa e não na indústria", afirma Davi Sales, diretor da Incamp . "Uma opção é os mestres e doutores montarem suas próprias empresas, que podem ser iniciadas nas incubadoras."

Graduada desde agosto de 2005, ou seja, fora da Incamp, a Griaule, empresa criada pelo engenheiro eletricista José Alberto Canedo e seu sócio Iron Calil Daher, tem hoje 18 funcionários entre estagiários da universidade e colaboradores. A empresa comemora a abertura de sua primeira filial em San Jose, EUA.

Com o auxílio da Incamp, a Griaule desenvolveu a tecnologia de softwares para o reconhecimento de impressões digitais. Entre seus clientes estão a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e o Detran de Pernambuco.