Título: Lando vai depor sobre o BMG
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2006, Nacional, p. A6

O ex-ministro da Previdência Amir Lando (PMDB-RO) prestará depoimento nos próximos dias ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Sousa, no inquérito do mensalão. O procurador quer aprofundar investigação da ligação da gestão Lula com o BMG, que abocanhou invejável fatia do crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS.

O filão foi aberto a partir de decreto do presidente Lula, assinado em 13 de agosto de 2004, que permitiu a bancos privados que não integravam a rede de pagamentos de benefícios da Previdência ofertar esse tipo de produto aos segurados do INSS. Duas semanas depois, o BMG já estava autorizado a conceder empréstimos a seus mais de 18 milhões de aposentados e pensionistas. O presidente do órgão na época, Carlos Bezerra, também deverá ser ouvido.

O Ministério Público estuda ainda denunciar o BMG à Justiça por favorecer indiretamente o PT. O banco emprestou R$ 26 milhões a Marcos Valério, e o dinheiro teria sustentado empréstimos ao partido e ajudado a financiar repasses a políticos da base. A Procuradoria quer saber também o papel de Bezerra, do ex-ministro José Dirceu e de Lula. No órgão, documentação referente à conduta do banco é considerada sólida: procuradores têm relatório do Banco Central que conclui que o BMG praticou gestão temerária ao conceder os empréstimos.