Título: Gushiken nega ter conta no exterior
Autor: Mariana Caetano, Luciana Nunes Leal, Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2006, Nacional, p. A4

Ex-ministro faz duras críticas a 'Veja' e vê 'manobra espúria' de Dantas

O ex-ministro e chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência Luiz Gushiken negou ontem que tenha conta bancária no exterior, como divulgou a revista Veja, em sua última edição, com base em investigação contratada pelo banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.

"O autor da matéria e os editores da referida revista, apesar de reconhecerem a inexistência de prova em relação ao fato noticiado, preferiram divulgá-lo, sem que, ao menos, me fosse dado direito de contradizer a afirmação feita pelo banqueiro e seu preposto espião", reclamou Gushiken, por meio de nota divulgada ontem.

De acordo com Gushiken, a acusação é mais uma "manobra espúria" de Daniel Dantas, "com claro objetivo de manipular a opinião pública e esconder os inconfessáveis interesses do grupo econômico que ele comanda".

Ainda de acordo com a nota distribuída ontem por Gushiken, o banqueiro, "réu em vários processos no Brasil e no estrangeiro, tenta se projetar como vítima, embora suas práticas ilegais sejam de amplo conhecimento".

O ex-ministro afirma ainda que não possui nenhuma conta bancária no exterior, recursos em moeda estrangeira ou qualquer outro patrimônio distinto dos já declarados à União e à Receita Federal.

"Considero lamentável que se dê credibilidade e espaço para consagrar um padrão informativo que corresponda a endossar toda e qualquer denúncia, fundada em provas ou não", disse Gushiken, ainda se referindo à reportagem veiculada no fim de semana. "Dessa forma, abre-se o caminho para a proliferação da difamação e da calúnia."