Título: Desavenças elevam incerteza no mercado
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Economia & Negócios, p. B10

As declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, publicadas pela imprensa no fim de semana, de que não haverá conflito entre a Fazenda e o Banco Central (BC) desde que os juros continuem caindo, elevaram no mercado o grau de incerteza sobre a trajetória da política monetária.

Para alguns, a fala do ministro pode ter efeito oposto: para reafirmar a independência, o BC poderia reduzir o ritmo dos cortes. Outra tese especula que o BC poderia evitar pausas na redução da Selic, afastando atritos mais sérios com Mantega ao menos até as eleições. Analistas consultados pelo 'Estado' não acreditam que o BC será influenciado por declarações de Mantega e alertam que elas servem para manter viva a insegurança sobre os compromissos da Fazenda.

Apesar de terem superado o susto inicial com a recente troca na Fazenda, as diferenças entre Mantega e Meirelles são fonte de permanente monitoramento dos mercados. "Qualquer sinal de que há um estresse mais pronunciado tem o potencial de enervar investidores mais inseguros", alertou o estrategista de um banco espanhol.