Título: Governo brasileiro quer garantias para os negócios da Petrobrás Bolívia
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Economia & Negócios, p. B5

O governo brasileiro está empenhado no êxito da Bolívia, mas quer garantias para os negócios da Petrobrás no país, afirmou ontem o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

"Estamos firmemente empenhados no êxito do governo Evo Morales: primeiro porque consideramos um fato político extremamente importante que um representante da Bolívia profunda tenha chegado à presidência e possa demonstrar capacidade e qualidade para isso", explicou. Segundo, continuou, "para que a Bolívia possa exercer sua soberania plena e dê garantias plenas para os negócios de maneira geral".

Garcia afirmou que o Brasil não teme que a Petrobrás não seja indenizada pelas perdas na Bolívia. "Evidentemente que a Petrobrás será indenizada, senão estaríamos assistindo a uma expropriação e não nacionalização", ressaltou.

Segundo Garcia, "essa indenização tem de ser feita com amplas garantias", inclusive com "auditorias acordadas pelas partes". "Já estamos conversando sobre isso com o governo da Bolívia", observou.

Indagado se o governo brasileiro teme que Evo tome uma decisão similar à da nacionalização do gás para os produtores de soja brasileiros na Bolívia, Garcia disse que a preocupação é sobre a forma das possíveis medidas, que poderiam afastar investimentos do país.

"Se as coisas forem feitas de forma meio precipitada, ao arrepio da lei, desrespeitando contratos, isso vai implicar que os investimentos podem não fluir mais para a Bolívia e ela sofra uma crise de credibilidade, que nós acreditamos que o governo Evo não merece", afirmou Garcia.