Título: 507 invasores são levados para presídio
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A4

Depois de uma noite em que dormiram sentados nas cadeiras da arquibancada do Ginásio Esportivo Nilson Nelson, 495 manifestantes presos em flagrante pela invasão da Câmara foram levados ontem para o presídio da Papuda. Os sem-terra vão inaugurar um novo pavilhão do complexo penitenciário, o Núcleo de Custódia Provisória, em fase final de construção. Ficarão no mesmo presídio 12 líderes do movimento que estavam na 2ª DP, na Asa Norte, somando 507 detentos. Outros 42 presos eram menores e foram levados para abrigos nos arredores de Brasília. No total, foram 549 pessoas presas, por crimes que vão de dano ao patrimônio público a tentativa de homicídio.

Entre eles, havia sem-terra do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas e Goiás.

Inicialmente, a decisão da Secretaria de Segurança do Distrito Federal era que os presos fossem levados em grupos para o Instituto Médico-Legal, para se submeterem a exames de corpo de delito. Trinta sem-terra chegaram a ser levados ao IML e depois à Papuda, numa longa operação que durou das 13h30 às 16h30. Diante da demora e da falta de condições adequadas de higiene no ginásio, a secretaria determinou que fossem todos levados direto ao presídio. Os exames serão feitos aos poucos.

Na madrugada fria, havia poucos agasalhos para os sem-terra e não foi possível, segundo o coronel da PM Antônio Serra, comandante do policiamento regional metropolitano, providenciar colchões. Os presos não foram algemados. Quando se movimentavam, eram alertados a andar com as mãos para trás. Eles foram identificados e qualificados. Não houve depoimento formal, mas breves relatos do que aconteceu.

Os presos jantaram, tomaram café da manhã e almoçaram quentinhas da Papuda levadas em um caminhão do presídio. "Eles são presos, estão sob custódia do Estado, que arca com todos os gastos", disse o coronel Serra.

Para levá-los do ginásio à Papuda, foram mobilizados 120 policiais, 12 ônibus, 12 motos e 12 carros.