Título: PT afasta Maranhão de cargo na direção
Autor: João Domingos e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A6

O PT decidiu ontem afastar de sua Executiva Nacional o secretário de Movimentos Populares, Bruno Maranhão, líder do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que comandou terça-feira a invasão e depredação da Câmara dos Deputados. Maranhão perdeu o cargo e será submetido a julgamento da Comissão de Ética do partido. A tendência é que seja expulso em prazo recorde.

"Tomamos essa decisão pelo potencial de lesão à imagem do PT e para deixar claro à sociedade a nossa postura em relação a esses atos de vandalismo", afirmou o presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP). "Maranhão terá espaço para a defesa, tão logo esteja em liberdade, mas a gravidade dos fatos aponta para conseqüências duras." O presidente Lula disse à cúpula do PT que o caso não pode ser tratado com leniência, pois as cenas protagonizadas por Maranhão podem desgastar partido e governo, em plena campanha eleitoral.

Em nota divulgada em seu site, o PT informou o afastamento do dirigente. "A Comissão de Ética do PT ouvirá o filiado na forma estatutária e proporá deliberação sobre o encaminhamento do caso", diz a nota.

A expulsão de Maranhão é quase consenso. "Não podemos ter nenhuma complacência", disse Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula e vice-presidente do PT. "Esse ato de vandalismo foi uma deslealdade para com o partido."