Título: Petistas agem nos bastidores pela soltura de manifestantes
Autor: Cida Fontes e Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A7

Líderes da esquerda do PT, como Adão Pretto (RS) e Luci Choinacki (SC), e dirigentes do partido estão sendo procurados por representantes da corrente Brasil Socialista desde a noite de terça-feira, quando foram presos mais de 500 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) que promoveram quebra-quebra na Câmara dos Deputados.

A corrente Brasil Socialista é o braço partidário do MLST. Seus participantes têm feito apelos para que os parlamentares e os dirigentes do PT intercedam perante as autoridades do governo do Distrito Federal e do Ministério da Justiça para que os integrantes do movimento presos sejam soltos. Alegam que muitos dos manifestantes ficarão traumatizados porque não tinham a menor idéia do que o comando do MLST pretendia fazer.

Os dirigentes do PT têm respondido que o ato de vandalismo cometido pelo movimento foi uma irresponsabilidade que comprometeu a credibilidade do partido. Ou seja, os sem-terra envolvidos no episódio de terça-feira serão deixados à própria sorte.

SEVERINO

O ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE) criticou ontem a reação de seu sucessor, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que rejeitou o uso do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Brasília para conter os atos de vandalismo praticados pelos integrantes do MLST, durante invasão da Casa anteontem.

"Eu teria chamado a polícia na hora. Ninguém faria aquilo, ninguém teria tempo para quebrar nada", afirmou Severino, que renunciou à presidência da Câmara em setembro do ano passado, depois que o empresário Sebastião Buani o acusou de cobrar propina para renovar o contrato de exploração do restaurante da Casa. Aldo substituiu Severino - que vencera de forma surpreendente a disputa com o candidato do PT sete meses antes.

O ex-presidente da Câmara esteve no Palácio do Planalto para conversar com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas não o encontrou. Normalmente Carvalho marca as audiências de Lula. Severino, que já se diz eleito para voltar à Câmara - "e com o dobro dos votos" -, tem manifestado apoio à reeleição de Lula.