Título: Alckmin acusa PT de 'instrumentalizar' MSLT
Autor: Cida Fontes e Chico Siqueira
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A7

Em Brasília, onde fez palestra, o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, condenou a invasão da Câmara, promovida anteontem pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) e procurou desvincular o episódio de movimentos sociais, afirmando que ¿isso foi um movimento instrumentalizado politicamente pelo PT¿.

Alckmin sustentou que deve ser investigado se no MLST há uso de dinheiro público. ¿Isso não é movimento social. Tem que ser duramente corrigido e condenado.¿ Alckmin voltou a responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ocorrências dessa natureza, afirmando que o governo federal tem assumido posição dúbia em relação a esses movimentos. ¿É importante distinguir o movimento social e o instrumentalizado sob o ponto de vista político. O líder da invasão é do PT e não tem nada de movimento social¿, disse Alckmin, referindo-se a Bruno Maranhão, que até ontem integrava a Executiva Nacional do PT.

PCC Em campanha em Marília e Ourinhos, interior de São Paulo, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, também culpou o PT e o governo federal pela invasão e pediu investigação para apurar suposta ligação do PT de São Paulo com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

¿Essa invasão é uma conseqüência da política do governo federal, do PT. O comandante da invasão é da direção nacional do PT, da executiva. Em São Paulo os próprios petistas estão envolvidos com o PCC na área de transportes, de maneira que esses acontecimentos não são nenhuma surpresa para mim. Há depoimentos que ligam petistas da capital com o PCC. Há indícios que precisam ser investigados¿, disse.

Serra também culpou o governo Lula de não colaborar com o Congresso nos problemas de segurança. ¿O Senado aprovou coisas boas para enfrentar os problemas de segurança e das prisões que a Câmara está segurando por causa do partido do governo.¿ Segundo Serra, o próprio presidente poderia ter ajudado se tivesse baixado medida provisória para punir o uso de celulares em prisões, ¿mas não o fez, facilitando o uso dos aparelhos pelos detentos sem ser punidos¿.

Ele também criticou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). ¿A Anatel parece mais preocupada com os lucros das companhias de celular do que com a segurança para se recusar a tomar medidas que inibam os celulares de funcionar nas penitenciárias.¿