Título: Período eleitoral deve incentivar novas ações
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A9

Autor de uma tese de pós-graduação sobre o Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), apresentada na USP, o geógrafo Marco Mitidiero acredita que um dos objetivos do ataque ao Congresso, na terça-feira, foi evitar que o debate sobre a reforma agrária fique de lado com o início do processo eleitoral. É provável, na opinião do estudioso, que outras ações ocorram nas próximas semanas, com o mesmo objetivo.

"Eles sabem que nos anos eleitorais o governo põe de lado a reforma agrária", disse o geógrafo, que é professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPb) e prepara uma tese de doutorado sobre a Comissão Pastoral da Terra (CPT). "A sua meta é sacudir a administração pública."

A ação no Congresso também teve o objetivo de chamar a atenção para o MLST: "É um grupo muito pequeno, se comparado com o Movimento dos Sem-Terra, e sem representação nacional. Procuram fazer publicidade do movimento, como se quisessem dizer: existimos!"

Mitidiero lembrou que cinco líderes do MLST foram assassinados no ano passado, em Pernambuco. Sobre a possibilidade uma radicalização nas ações da organização, que invadiu a sede do Ministério da Fazenda, o geógrafo disse que ainda é cedo para saber.