Título: PT se anima e aposta na aliança com peemedebistas
Autor: Ricardo Noblat e Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT ficaram eufóricos com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas publicamente não demonstraram a felicidade. Lula acredita que, a partir de agora, a tão sonhada aliança com o PMDB poderá sair do papel.

"A decisão do TSE, em tese, é boa para nós", admitiu o secretário de Organização do PT, Romênio Pereira. "O maior prejudicado é o PMDB, que queria ficar solteiro, podendo namorar com vários partidos."

Para o governo e o PT, a ordem dada pelo TSE , impedindo o "concubinato" de legendas nas disputas estaduais, não deixa outra alternativa ao PMDB a não ser o casamento com Lula. Muitos peemedebistas, no entanto, dizem que a legenda terá de rumar para a candidatura própria à Presidência.

"Com esse quadro, todos os partidos estão revendo suas alianças, Estado por Estado", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "Ainda não é possível ter uma avaliação global, e eu resisto a esse tipo de raciocínio, de quem ganha e quem perde."

Antes da decisão do TSE, o PT e o PMDB tinham desenhado um mapa eleitoral que previa parcerias em, no mínimo, 13 Estados. Na lista estavam Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Roraima, Tocantins, Sergipe e Piauí. Agora, porém, ninguém sabe o que irá acontecer. No Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e em Santa Catarina, os dois partidos são inimigos de morte. Há, ainda, problemas no Rio.

Em São Paulo, Lula e o PT trabalham para que o ex-governador Orestes Quércia, presidente do PMDB paulista, lance sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. Motivo: forçar o segundo turno entre o petista Aloizio Mercadante e seu adversário tucano José Serra. Quércia chegou a admitir a possibilidade, mas agora diz que tudo pode mudar. "Precisamos avaliar o novo quadro."

"O TSE criou um transtorno enorme para os partidos", resumiu o presidente do PC do B, Renato Rabelo, aliado do PT. Rabelo passou a tarde de ontem reunido com Berzoini. Não sabia o que fazer. "Temos de começar tudo de novo, do zero." Por causa da decisão do TSE, o PC do B adiou sua convenção do próximo dia 14 para o dia 29.