Título: PFL articula recurso ao Supremo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A10

Um grupo de partidos já se prepara para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a nova interpretação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à verticalização. O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, informou ontem que seu partido vai tentar anular a decisão e conta com apoio de PMDB, PSDB e PV.

"Temos de pedir a reformulação da posição do TSE e pedir sua anulação ao Supremo, independentemente das chances de o recurso ser aprovado no STF", resumiu Bornhausen ontem à noite. Ele disse que não assume a responsabilidade de impor as novas regras aos Estados e fazê-las cumprir "na marra" pelos correligionários, sem que o STF dê a palavra final sobre o assunto. "Aí, a responsabilidade passa a ser da Justiça, que muda as regras a 4 dias de uma convenção que vai decidir sobre candidaturas", justificou. O PFL pediu ao TSE que responda todas as consultas feitas sobre as regras das alianças até sexta-feira.

Bornhausen não acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha qualquer responsabilidade sobre a mudança das regras agora. "O PT pode ser o beneficiário dessas mudanças, mas não creio que o Lula tenha algo a ver com elas", afirmou.

O senador também duvida que o PMDB faça uma coligação formal com o PT, como queria o presidente, ou que se junte à oposição, ampliando a aliança em torno do candidato tucano a presidente, Geraldo Alckmin.

Embora o PFL tenha decidido adiar sua convenção do dia 14 para o dia 21, Bornhausen disse que isso não é sinal de que seu partido pretenda abandonar Alckmin. Tanto que pefelistas irão à convenção tucana em Minas.