Título: CPI dos Sanguessugas agora vai sair
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A12

Com o apoio da maioria dos líderes partidários, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anuncia hoje a criação da CPI dos Sanguessugas que irá investigar o desvio de recursos do Orçamento da União para a compra fraudulenta de ambulâncias. A decisão de criar a CPI foi tomada depois de reunião com os líderes partidários.

A nova CPI, que será mista, irá funcionar apenas 30 dias, prorrogável pelo mesmo período.

O esquema de compra fraudulenta de ambulâncias foi descoberto pela Polícia Federal e envolve deputados, senadores e assessores parlamentares. Na reunião com Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), apenas o PP mostrou-se contrário à criação da CPI dos Sanguessugas. O ex-líder da legenda, deputado Pedro Henry (MT), é um dos investigados pela Polícia Federal.

Renan Calheiros deverá ler hoje, em sessão do Congresso, o requerimento com a proposta de instalação da comissão parlamentar de inquérito. O presidente do Senado deu o prazo até hoje à tarde para que os partidos que não participaram da reunião se manifestem sobre a CPI.

Estavam ausentes os líderes do PCdoB, do PTB, PSDB e PT.

"Vamos tomar providências para que a CPI não se transforme em um palco midiático", afirmou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), um dos autores da proposta de criação da CPI dos Sanguessugas.

A comissão aproveitará investigações feitas pelo Ministério Público e a Procuradoria-Geral da União. Um dos nomes cotados para ser relator ou presidente é o do deputado Roberto Magalhães (PFL-PE). "Temos de encontrar um presidente e um relator que não estejam em busca de holofotes", disse o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB).