Título: Humala quer se afastar de Chávez
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Internacional, p. A16

Apoio chavista está prejudicando o candidato peruano

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, tem uma imagem negativa para 61% dos peruanos, segundo pesquisa divulgada ontem pelo instituto Apoyo, de Lima. Ante esse nível de rejeição, o candidato nacionalista peruano, Ollanta Humala, vem tentando nos últimos dias desvencilhar-se de Chávez, que o apóia abertamente.

"O apoio do presidente Chávez está prejudicando Humala", admitiu pela primeira vez publicamente ontem um dos coordenadores da campanha do nacionalista, o deputado federal eleito Daniel Abugattás. "Nossos adversários buscam um vínculo entre Humala, Chávez, autoritarismo e ditadura."

Numa pesquisa divulgada domingo à noite, também por Apoyo, o ex-presidente Alan García tem 57% das intenções de voto para o segundo turno da eleição peruana, marcado para o dia 4. Humala tem 43%.

Humala, de 43 anos, foi o candidato mais votado no primeiro turno de 9 de abril, com 30,62% dos votos, seguido de García, com 24,33%.

Para os peruanos, Chávez interfere excessivamente nos assuntos internos do Peru. Nos últimos dias, ele chamou García de "corrupto" e "ladrão". Antes, García o havia chamado de "sem-vergonha". Logo depois, Chávez afirmou que García e o atual presidente peruano, Alejandro Toledo, são "jacarés do mesmo poço". Após a troca de insultos, Peru e Venezuela chamaram de volta seus respectivos embaixadores.

A pesquisa mostra que o presidente boliviano, Evo Morales, também não tem boa imagem no Peru. Ele é rejeitado por 41 % dos peruanos. Ontem, Humala e Evo se reuniram na cidade boliviana de Copacabana.