Título: Oficial tem ampla experiência em espionagem
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Internacional, p. A16

Brigadeiro de quatro-estrelas, Michael Hayden é atualmente o segundo homem na hierarquia de um organismo comandando por John Negroponte e criado para coordenar o trabalho das 16 agências de inteligência do governo americano.

O organismo surgiu a partir da constatação de que houve uma sucessão de falhas de inteligência antes dos atentados de 11 de Setembro. Um dos mais experientes funcionários de inteligência do governo americano, Hayden é amplamente respeitado no Congresso como relator de temas da área, graças a seu conhecimento e profissionalismo.

Antes de ingressar na equipe de Negroponte, Hayden dirigiu por seis anos a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), órgão de espionagem altamente secreto. Hayden tem o crédito pela reformulação da NSA, abandonando a estratégia da guerra fria para tratar de grupos militantes apátridas, como a Al-Qaeda.

Logo depois dos atentados de 2001, Hayden planejou e implementou um programa de espionagem doméstica sem mandado, permitindo que a NSA interceptasse ligações internacionais e mensagens eletrônicas de cidadãos dos EUA na perseguição à Al-Qaeda.

O programa, ordenado pelo presidente George W. Bush, causou polêmica no Congresso. Vários parlamentares, incluindo alguns republicanos, disseram que a operação excedia a autoridade do Executivo.