Título: 3 mortos em luta de Fatah e Hamas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Internacional, p. A14

Militantes do grupo islâmico Hamas - que comanda o governo palestino - e do Fatah - partido liderado pelo presidente palestino, Mahmud Abbas - tiveram ontem seu pior confronto desde a vitória do Hamas na eleição parlamentar de janeiro. Morreram 3 militantes e 11 ficaram feridos. Os choques começaram no início da madrugada, com uma série de seqüestros de membros do Hamas e a morte de um militante do grupo. Ao amanhecer, membros do Hamas lançaram um foguete contra um jipe com placa de carro oficial. Nesse ataque morreram dois membros da Fatah que também integram as forças de segurança da Autoridade Palestina. Depois de três horas de confronto, líderes dos dois lados concordaram em criar um comitê para pôr fim à tensão e o primeiro-ministro Ismail Haniye, do Hamas, fez um apelo à calma.

A luta é um novo indício de que os dois lados podem estar se encaminhando para um conflito de maiores proporções. Cada grupo treina seus militantes para um possível confronto e há informações de que o Hamas comprou 100 mil balas no mercado negro.

A disputa de poder piorou depois que o Hamas venceu a eleição. Até então, só a Fatah governara a Autoridade Palestina. Depois da vitória do Hamas, o presidente Abbas nomeou um aliado da Fatah para um alto cargo no Ministério do Interior, que supervisiona as forças de segurança. Em resposta, o Hamas anunciou a criação de uma nova força, apesar do veto de Abbas.