Título: Para CNBB, impedimento é pouco provável
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Nacional, p. A9

D. Odilo não descarta hipótese de assunto ser discutido na Assembléia Geral da entidade

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) d. Odilo Scherer, disse ontem que acha "meio difícil" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofrer impeachment este ano. Para ele, não existiria "discernimento adequado" por se tratar de ano eleitoral. Mas convocou os eleitores a fazer uma "renovação" no Congresso.

D. Odilo falou à imprensa para anunciar a abertura hoje da 44ª Assembléia Geral da CNBB. O evento reunirá 321 bispos, 26 deles eméritos, e outros 97 convidados para debater o tema central de evangelização da juventude. Mas, como ocorre todo ano, a conjuntura sociopolítica, particularmente o ano eleitoral, será discutida pelos religiosos. Ontem, o secretário-geral da CNBB preferiu evitar nomes e personagens. Mas tratou a crise política como "um momento particularmente delicado".

Ele alegou que a entidade não tem posição sobre um eventual impeachment de Lula, mas não descartou a hipótese de o assunto ser discutido na Assembléia Geral da CNBB. Argumentou, porém, que não era "o momento de adiantar" posição. Sobre as revelações feitas pelo ex-secretário do PT Silvio Pereira, disse que é preciso aguardar uma melhor investigação. "Não sabemos se o presidente pode ser responsabilizado."

DESENCANTO

O bispo fez duras críticas ao poder exercido como um fim em si mesmo, e não como "serviço à sociedade". "A afirmação do poder desvia sua finalidade", afirmou. Ele ressalvou, porém, que não se referia ao governo Lula nem diretamente ao presidente. "A população está um pouco desencantada com a política."

Avaliou que a sociedade precisa de "uma palavra de alento" e de incentivo a "participar ativamente da vida política para a construção de um país bom, ético e justo". A escolha do melhor candidato, segundo d. Odilo, é um modo de participação ativa. "Não podemos esperar que políticos caiam do céu, temos de escolhê-los." O secretário-geral da CNBB também convocou os candidatos a apresentar propostas úteis e construtivas, apesar da "tentação de mostrar quem é mais corrupto".

D. Odilo lembrou que a CNBB lançou no mês passado um documento de orientações sobre as eleições, disponível no site www.cnbb.org.br, que trata de questões éticas que devem ser observadas na escolha dos candidatos. Afirmou, porém, que a entidade não indicará "candidato nem partido".