Título: Partido constrange ex-prefeita ao tentar demonstrar unidade
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2006, Nacional, p. A4

Aos primeiros gritos de 'Brasil, avante, é Lula e Mercadante', Marta bateu palmas, mas não cantou

Depois de quatro meses de uma acirrada disputa marcada por boatos e acusações de parte a parte, o último capítulo da prévia entre Aloizio Mercadante e Marta Suplicy foi negociado cuidadosamente para recompor e demonstrar a unidade do PT. Marta entrou e saiu do salão lotado onde ocorreu o anúncio sorridente, mas não foi capaz de esconder algum constrangimento e a frustração pela derrota.

Aos primeiros gritos de "Brasil, avante, é Lula e Mercadante", bateu palmas, mas não cantou. Ao discursar, deu seu recado. Afirmou esperar que marcas de sua administração na capital e mesmo da pré-campanha sejam assumidas pelo senador, como o bilhete único metropolitano e a idéia de levar os Centros de Educação Unificada (CEUs) para o interior. "Saímos de uma pauta negativa para revitalizar o partido", afirmou. "Temos todas as condições de vencer (José) Serra."

Entre os argumentos usados até aqui e esquecidos ontem, a ex-prefeita sustentava que, com Mercadante, o PT perderia um dos principais trunfos da campanha, o fato de Serra ter abandonado a Prefeitura para concorrer ao governo. Ainda na sexta-feira, Marta sugeria que essa tese perderia força na boca do senador, uma vez que ele próprio abandonaria seu mandato pela metade.

"Defenderei com garra essas marcas na campanha e vamos construir juntos as propostas do programa de governo", discursou Mercadante. "O primeiro passo é reconstruir a unidade partidária, que já está garantida." Ele convidou Marta para participar da coordenação da campanha.

Dirigentes do PT admitem, porém, que levará algum tempo para curar as feridas. Aliados da ex-prefeita acusaram Mercadante de ter prometido a liberação de verbas para garantir o apoio de prefeitos. O carro-chefe estaria em Osasco. Ao deixar o ato no Paulista Plaza, Mercadante rumou para a cidade. Lá, participou de plenária com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar da construção da Universidade Federal de Osasco. O deputado João Paulo Cunha negou qualquer relação entre seu apoio na região e a universidade. Ele estava no lançamento da candidatura do senador, assim como Professor Luizinho.