Título: Suzane vai contar a própria versão no tribunal
Autor: Laura Diniz
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2006, Metrópole, p. C1,3,4

Mas não responderá a perguntas do promotor, "irônico e sarcástico", segundo advogado dela

Suzane von Richthofen vai contar a própria versão no tribunal. Os advogados Mauro Nacif e Mario Sérgio de Oliveira a orientaram a responder a todas as perguntas do juiz, defesa e jurados, mas calar-se durante o interrogatório da promotoria.

"É um direito dela ficar calada quando achar que deve", justificou Oliveira. Questionado se a defesa temia a promotoria, Oliveira disse que não. "O promotor (Roberto Tardelli) é irônico e sarcástico. Ele está explorando fatos fora do processo para provocar o clamor público."

Oliveira referia-se aos boatos de que Suzane tentou tirar passaporte alemão para fugir e que teria ameaçado o irmão Andreas. "Nada disso era verdade", afirmou. Os advogados chegaram ao apartamento do ex-tutor de Suzane, Denivaldo Barni, às 17h30 de ontem e deveriam ficar com a cliente por duas horas. "Viemos dar apoio moral. Mas vamos ler partes do processo", explicou Nacif. Anteontem, os advogados ficaram quase cinco horas com Suzane acertando detalhes da defesa.

Segundo Nacif, foi ela que manifestou a intenção de falar no tribunal. "Ontem (anteontem), quando as pessoas passavam e gritavam 'assassina', ela disse que queria que soubessem da história dela." O muro do prédio onde Suzane está em prisão domiciliar já foi pichado com insultos duas vezes. As manifestações também foram motivo para os advogados pedirem que o julgamento seja transferido para outra cidade.

A decisão, porém, tem que sair até o meio-dia de hoje, antes do início do julgamento. O adiamento do júri também resolveria outro problema da defesa: a falta de uma das testemunhas arroladas, Cristian Bresch, vizinho de Suzane e que poderia falar sobre como ela era antes de conhecer o namorado.

Segundo os advogados, Suzane está abalada, come pouco,reza e brinca com passarinhos. Na cadeia, os Cravinhos receberam ontem a visita dos pais.