Título: Crianças definem escola 'legal'
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2006, Vida&, p. A15

Em pesquisa, alunos de 4 a 6 anos deram mais peso para brinquedos, comida e limpeza

Uma boa escola de educação infantil tem brinquedos, comida gostosa e limpeza. É o que disseram as crianças, que também foram ouvidas pela Consulta sobre a Qualidade da Educação Infantil. A opinião dos meninos e meninas - neste caso, de 4 a 6 anos - ainda é incomum, mas tem ganho importância em pesquisas sobre educação.

A responsável pela escuta das crianças e especialista em ensino infantil da Universidade Federal do Ceará, Silvia Cruz, explica que elas foram divididas em grupos e foi pedido que completassem uma história sobre 'uma escola bem legal'. 'Todos os grupos citaram brinquedos, como jogos, bonecos, carrinhos', conta.

Segundo educadores, brincar é um dos maiores objetivos da educação infantil, porque é assim que a criança dessa faixa etária se desenvolve. 'Mas é brincar com supervisão, com planejamento, materiais e recursos', diz a especialista da USP Tizuko Mochido. 'O problema é que tem gente que acha que é só largar um monte de crianças numa sala com um brinquedo qualquer e pronto.'

Na Escola Estilo de Aprender, na Lapa, em São Paulo, as respostas também são unânimes. 'Gosto do brinquedão', diz Flávia Brioschi, de 5 anos, sobre o parquinho no pátio. 'A escola é importante porque a gente brinca', completa o colega Mateus Prado, de 4 anos.

As crianças de São Paulo, assim como as outras que participaram da pesquisa pelo País, mencionam ainda o bolo de chocolate, a gelatina, o pão com manteiga. 'Parece que a creche funciona também como um realizador de desejos, há crianças que falam de coisas que nem fazem parte do cotidiano delas, como piscina ou sorvete', diz Silvia.

Segundo ela, o fato de os alunos também mostrarem preocupação com a limpeza e a estética do lugar onde estudam surpreendeu os pesquisadores. Ela explica que as respostas das crianças foram analisadas por um programa de computador que agrupa opiniões semelhantes e mostra as que mais aparecem. Não houve uma quantificação das respostas.

A pesquisa também percebeu diferenças entre crianças que freqüentam escolas de melhor ou pior qualidade. O primeiro grupo, por ser estimulado a contar histórias e a se expressar oralmente, usa frases mais longas e elaboradas para dar opiniões. O outro respondia muitas vezes com uma única palavra.

A pesquisa, feita a pedido da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, teve o apoio da ONG internacional Save the Children.

FUNDEB

O Brasil tem hoje cerca de 7 milhões de alunos na educação infantil. Esse nível de ensino foi incluído no Fundo para a Manutenção do Ensino Básico (Fundeb), cujo projeto de lei espera votação no Senado. O mecanismo vai garantir o financiamento da educação no País, agrupando a arrecadação de Estados e municípios e redividindo a verba conforme o número de estudantes matriculados nas redes de ensino. Falta ainda definir qual o peso de cada nível de ensino - infantil, fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - no Fundeb.