Título: Domingo sangrento no Iraque: 40 mortos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2006, Internacional, p. A12

No âmbito político, país continua sem ministros do Interior e Defesa

A esperada nomeação dos ministros do Interior e da Defesa do novo governo iraquiano foi novamente adiada ontem, quando o Iraque enfrentou mais um dia de violência que deixou pelo menos 40 mortos.

No episódio mais sangrento um grupo de homens armados interceptou um microônibus na localidade de Ayin Layla, 100 quilômetros ao norte da capital, retirou os passageiros do interior do veículo e passou a atirar neles. Pelo menos 20 morreram ali mesmo - entre eles crianças, mulheres e estudantes.

Em Barsa, reduto xiita 500 quilômetros ao sul de Bagdá, forças do Exército e da polícia iraquiana foram acusadas do massacre de 16 civis sunitas. Segundo um líder religioso local, os soldados e agentes cercaram uma mesquita, a de Al Arab, e lançaram granadas de morteiro no interior do edifício.

A região de Basra tem sido cenário de sangrenta onda de violência sectária nas últimas semanas, envolvendo xiitas e sunitas.

Em Hatania, 70 quilômetros a oeste da capital, um grupo de mascarados fuzilou dois civis à queima roupa, enquanto a polícia iraquiana encontrava 17 cadáveres de civis em vários pontos de Bagdá - mortos à bala e apresentando sinais de tortura.

Ainda ontem, o Exército dos EUA admitiu ter matado sexta-feira "por engano" três civis iraquianos durante exercícios de tiro ao norte de Bagdá.

Em meio a esse quadro, o governo russo exigiu providências das autoridades iraquianas para a libertação de quatro russos, seqüestrados no sábado. O chanceler iraquiano, Hoshyar Zebari, assegurou que seu governo está fazendo o que pode para resolver a questão.

No âmbito político, foi mais uma vez adiada pelo Parlamento a nomeação dos ministros da Defesa e do Interior, que deveria ter sido ratificada e anunciada ontem. "Decidimos dar mais tempo ao primeiro-ministro Nuri al-Maliki para encontrar outros nomes capazes de obter um consenso", disse Jaled al Attiya, vice-presidente do Parlamento iraquiano.