Título: Chávez não comenta resultado do pleito
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2006, Internacional, p. A11

Presidente venezuelano apoiou abertamente o nacionalista Humala

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, não fez nenhum comentário ontem sobre o a vitória do conservador Alan García nas eleições peruanas. O líder venezuelano apoiou abertamente a candidatura do nacionalista Ollanta Humala e fez críticas a García.

No fim de semana, o líder venezuelano deixou de lado o pleito peruano para declarar guerra a Hollywood. Anunciou no sábado medidas para combater o que classificou de "a ditadura cultural de Hollywood". Ele disse que vai enfrentar a poderosa indústria cinematográfica com o relançamento do extinto cinema nacional venezuelano e a compra e projeção de produções independentes de outros países.

"A ditadura de Hollywood injeta mensagens alheias a nossas tradições que destroem nossa cultura e nossa moral", ressaltou Chávez ao lançar a Fundação Vila do Cinema. Segundo o presidente venezuelano, as estatísticas mostram que oito grandes estúdios de Hollywood dividem entre si 85% do cinema mundial. "Essas produções representam 94% da oferta cinematográfica na América Latina", acrescentou. Ele acusou o cinema americano de apresentar os "indígenas" como um perigo que deve ser combatido e de mostrar a América do Sul como um reduto de narcotraficantes e mafiosos.