Título: Relatório final vai acusar mais de 80
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A13

Com mais de 80 pedidos de indiciamento, o parecer final que o relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), apresenta hoje aponta fortes indícios de corrupção no governo, sobretudo em atividades ligadas à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda no período em que eram comandados por José Dirceu e Antonio Palocci. Os dois ex-ministros estão na lista de pessoas denunciadas ao Ministério Público, juntamente com dois auxiliares muito próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e o ex-caixa de campanha e atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto.

Os petistas são acusados, em conjunto ou separadamente, de envolvimento em episódios nebulosos, como a suposta trama que resultou no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (a acusação diz que petistas propagaram a tese de crime comum); a cobrança de propina da multinacional Gtech; ligações suspeitas para abastecer o caixa 2 do PT, tráfico de influência, corrupção na prefeitura de Ribeirão Preto, concessão suspeita de financiamento do BNDES para favorecer supostos "amigos" do partido em Angola, entre outros.

A votação do relatório está prevista para o dia 20 deste mês. Até lá, o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), e Garibaldi vão tentar assegurar votos suficientes para aprovar o documento. As chances de êxito, contudo, são mínimas, já que implicaria convencer o senador petebista Mozarildo Cavalcanti (RR) a retomar seu lugar na CPI. Seu "sumiço" da comissão coincide com o empenho do governo em esvaziar as investigações. Efraim e Garibaldi garantem que não farão nenhum tipo de concessão para aprovar o relatório .

NO VOTO

O senador Tião Viana (PT-AC) disse que desistiu de fazer uma reunião para buscar um entendimento depois que relator e presidente avisaram que não aceitam nenhum tipo de negociação. A decisão, portanto, será no voto. Tião adiantou que não será poupado esforço para derrubar tudo aquilo que eles, aliados do Planalto, consideram alheio à questão bingos. Ou seja, vão rejeitar toda e qualquer denúncia que não esteja diretamente ligada à exploração do jogo de bingo. Já a oposição insiste que todas as investigações têm ligação com empresários de jogos. Como a maior parte das denúncias já está em poder do Ministério Público, caberá aos procuradores decidirem o que deve ou não ser aprofundado.