Título: Produto Bt num guarda-roupa perto de você
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Vida&, p. A22

Os guarda-roupas ao redor do mundo estão repletos de peças feitas com algodão geneticamente modificado, também conhecido como algodão Bt ou transgênico. Os mesmos consumidores que querem alimentos rotulados com "contém transgênico" achariam ruim uma blusa com etiqueta de "organismo geneticamente modificado"? Como eles se sentiriam sabendo que, neste exato momento, podem estar usando roupas de baixo transgênicas? Aparentemente, não ligariam.

Parece estranho, mas esse algodão é modificado para a inclusão de material genético de uma bactéria chamada Bacillus thuringiensis, ou Bt. Talvez pareça assustador, mas a Bt é geralmente considerada uma toxina benigna. É amplamente usada por jardineiros orgânicos como alternativa a pesticidas mais fortes. O que o algodão "frankenstein" faz é produzir sua própria toxina Bt, facilitando a vida dos agricultores e dificultando a das pestes.

Apesar da oposição aos cultivos geneticamente modificados, o algodão transgênico teve tanto sucesso que hoje é plantado em muitos países, incluindo os EUA. A razão para não haver barreiras comerciais é óbvia e já virou piada entre os que defendem o plantio: as pessoas não têm o hábito de comer suas camisas.